O CIEE Rio estará presente no G20 Social, um dos desdobramentos do G20 Brasil 2024, liderando uma conferência sobre a inserção de pessoas LGBTQIA+ no mundo do trabalho. O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. A participação do CIEE Rio é em parceria com a Casa Dulce Seixas – a única casa de acolhimento LGBTTQIAPN+ da Baixada Fluminense.
A cúpula social é o ponto alto de um trabalho desenvolvido em 2024 entre governo, sociedade civil, movimentos sociais e populares, com vistas à ampliação da participação de atores não governamentais nas atividades dos grupos de engajamento e trabalho. A ideia aqui é gerar conteúdos e propostas consistentes, que possam chegar aos processos decisórios da cúpula do G20.
O CIEE Rio, como a maior entidade voltada para empregabilidade e inserção da juventude no mundo do trabalho, apresentará seus projetos sociais e debaterá a inserção de grupos em situação de vulnerabilidade, com destaque para os desafios da população LGBTQIA+ no acesso à profissionalização.
A atividade autogestionada “Discutindo o acesso da população LGBTQIA+ ao mundo do trabalho” será realizada no dia 14 de novembro, das 16h às 18h, no Museu do Amanhã, na sala MdA3.
O mundo do trabalho traz diversos desafios à população LGBTQIA+. Há uma premissa muito frequente no senso comum de que essas pessoas tenham pouca escolaridade e, consequentemente, pouca capacidade para o trabalho. O princípio das dificuldades e exclusão sofridas se inicia no âmbito da família, na escola e no convívio em sociedade.
Inserir os jovens no mundo do trabalho, estimular a progressão nos estudos e combater a evasão escolar e o trabalho infantil são apenas algumas das bandeiras levantadas pelos programas desenvolvidos pelo CIEE Rio. Ter um olhar cuidadoso para a diversidade é um dos desafios.
Nesse contexto, para que os jovens tenham a oportunidade de aliar o estudo ao trabalho decente, o Programa Jovem Aprendiz CIEE oferece aos jovens com idade entre 14 e 24 anos a oportunidade de ter acesso a uma formação profissional e cidadã por meio da união de teoria e prática. O JAC tem como objetivo promover o desenvolvimento efetivo de adolescentes e jovens, por meio de uma abordagem inovadora que permite uma imersão completa e conexão entre os conteúdos relacionados ao mundo do trabalho, prática profissional e sociedade. Além disso, o Programa de Aprendizagem do CIEE Rio é projetado para atender a todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, origem étnico-racial, gênero, deficiência ou qualquer outra característica, valorizando a diversidade e priorizando o público em situação de vulnerabilidade.
Para além da Aprendizagem, o CIEE Rio desenvolve diversos programas socioassistenciais, visando sempre à qualificação e inserção de pessoas no mundo do trabalho.