Após conquistar o primeiro emprego, jovens se preparam para o início de sua jornada
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e desafiador, principalmente para profissionais com pouca ou nenhuma experiência. Logo, os jovens são os mais afetados, pois estão começando sua jornada e podem acabar cometendo alguns deslizes e comprometendo sua trajetória.
Pensando nisso, a Supervisão Técnica e de Monitoramento da Aprendizagem do CIEE Rio elaborou uma oficina voltada para os adolescentes e jovens contratados no Programa de Aprendizagem da instituição. Conhecida como Papo Reto, ela é uma conversa descontraída sobre assuntos sérios como a Lei da Aprendizagem, o papel do aprendiz, avaliação de desempenho, principais causas de desligamento e dicas de postura profissional voltadas para o mercado de trabalho.
É um encontro realizado diretamente com o aprendiz. A atividade compartilha com o aprendiz as ferramentas de acompanhamento e avaliação. Cumpre o objetivo de permitir que o aprendiz conheça as expectativas da empresa para adotar medidas de autocorreção e melhoria do seu desempenho. Além disso, apresenta os canais de comunicação do CIEE Rio aos aprendizes para que acessem e busquem auxílio em situações de qualquer dificuldade que possam estar comprometendo o seu desempenho na capacitação prática.
Atualmente realizamos as oficinas do Papo Reto no modelo híbrido: presencial e remoto, a fim de atender a todos os aprendizes contratados nas modalidades presencial e EAD.
Nessa ação prezamos pela troca e interação com os aprendizes, dando voz e espaço de fala aos mesmos. Os aprendizes têm a oportunidade de compartilhar histórias vividas por eles ou por amigos sobre os desafios do primeiro emprego, do mundo do trabalho e as posturas que podem ajudar ou atrapalhar a caminhada profissional. A troca é sempre muito enriquecedora e ajuda a preparar os jovens para o início da capacitação prática, momento no qual eles começam a atuar na empresa contratante. Afinal, muitos estão em seu primeiro contato com o mundo corporativo.