Projeto Alternativa Jovem é apresentado no Palácio da Fazenda, com apoio do CIEE Rio

Amparado pela modalidade alternativa de contratação de aprendizes, Projeto visa inserir jovens em equipamentos públicos em todo o estado.

No último dia 13, o Palácio da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro, foi palco da apresentação do projeto Alternativa Jovem, uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, em parceria com o CIEE Rio.

A mesa de abertura contou com a presença de importantes autoridades, como o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Secretário de Trabalho e Renda do município do Rio de Janeiro, Felipinho Ravis, o Superintendente Regional do Trabalho, Alex Bolsas, e o CEO do CIEE Rio, Luiz Gustavo Coppola.

Na sequência, foi realizada uma apresentação técnica com falas de atores envolvidos diretamente na implantação do projeto, como o Subsecretário de Trabalho, Alexandre Prado, o Auditor Fiscal do Trabalho, Ramon Santos, e a Gerente de Aprendizagem do CIEE Rio, Luciane da Cruz.

Durante a cerimônia, que contou com a participação de secretários de trabalho de diversos municípios do estado, houve ainda a assinatura do termo de compromisso pelo município de Nova Iguaçu, estendendo a capilaridade do projeto à Baixada Fluminense. Todos os demais secretários receberam a minuta do termo de compromisso, o que pode fazer com que o Alternativa Jovem seja uma política presente em todo o estado.

O Alternativa Jovem tem como principal objetivo promover a inclusão social e ampliar a empregabilidade, criando oportunidades concretas para jovens e estudantes ingressarem no mercado de trabalho por meio da modalidade alternativa de contratação de aprendizes, e prevê a preparação de mão de obra de jovens aprendizes em equipamentos públicos do Rio de Janeiro, como o SINE, sem qualquer ônus para o estado, contando ainda com formações tecnológicas, via programas do Ministério do Trabalho. Por meio de ações integradas entre o poder público e instituições parceiras, como o CIEE Rio, o projeto reforça o compromisso com a redução das desigualdades sociais e com o desenvolvimento profissional da juventude fluminense.

Dados da Fiscalização do Trabalho indicam um potencial de geração de 82 mil vagas de aprendizagem no estado. A modalidade alternativa, prevista no Decreto nº 9.579, de 2018, surge como uma importante inovação, capaz de contribuir para o aproveitamento de parte desse potencial.

Para os jovens, a modalidade alternativa representa mais uma via de acesso à capacitação e à experiência prática. Ela amplia as possibilidades de formação, contribuindo para o desenvolvimento de competências que são fundamentais para a construção de uma carreira de sucesso. Mais do que apenas uma experiência profissional, a aprendizagem é uma oportunidade de transformação pessoal e social.

Para as empresas, a vantagem é clara: a possibilidade de cumprir suas obrigações legais de forma alinhada às suas realidades, sem comprometer a qualidade e a consistência dos programas de formação. A modalidade alternativa permite desenhar soluções customizadas, que atendam tanto às exigências legais quanto às demandas do mercado, fortalecendo o papel social das organizações e contribuindo para o crescimento de uma sociedade mais equitativa.

Com a implantação do projeto Alternativa Jovem, espera-se impactar positivamente milhares de adolescentes e jovens, oferecendo suporte, capacitação e oportunidades para um futuro promissor.

Compartilhar

Meu Ciee

Acompanhe seus contratos de estágio e aprendizagem direto do seu celular. Baixe gratuitamente.

Ciee One​

Reinventamos a busca por emprego: jogue, aprenda e encontre a vaga ideal. Baixe gratuitamente.