“Persistir! Desistir não é uma opção.” Essa frase define a trajetória de Larissa Fernandes, uma jovem que, aos 14 anos, deu o primeiro passo em busca de um futuro melhor. Hoje, com apenas 18 anos, ela conquistou uma vaga efetiva no CIEE Rio, a organização que não apenas transformou sua vida, mas também se tornou parte essencial de sua história.
Assim como muitos jovens, antes de conhecer os projetos da instituição, seus dias eram divididos entre casa e escola. Ela sonhava com um futuro de sucesso, mas pouco sabia sobre o que o mundo do trabalho realmente exigia. “Ouvi falar do CIEE Rio pelas pessoas ao meu redor e, ansiosa por entender mais sobre o mercado de trabalho, decidi participar do projeto Jovem Alerta”, conta. Essa escolha marcaria o início de uma jornada de superação.
O Jovem Alerta é um projeto de preparação para o mundo do trabalho, com orientação para entrevistas, criação de currículos, projeto de vida, além de abordar sobre postura no ambiente de trabalho.
Ao entrar nesse projeto, ela enfrentou seu primeiro grande desafio: sair da rotina e se abrir para novas possibilidades. “Foi muito desafiador. Era um ambiente completamente diferente, mas foi essencial para me preparar para os próximos passos.”
Terminado o projeto, ela se sentiu mais confiante para buscar um emprego, mas sabia que ainda tinha muito o que aprender. Então, decidiu entrar em um processo seletivo para jovem aprendiz. Em uma parceria entre a empresa General Contractor e o CIEE Rio, Larissa foi contratada e passou a fazer parte do Programa Jovem Aprendiz. Com isso, ela teve acesso a um programa de formação em Ocupações Administrativas e a uma experiência prática dentro do próprio CIEE Rio.
Durante o programa, ela começou a desenvolver competências socioemocionais e habilidades essenciais para o mundo do trabalho, mas precisou lidar com o desconforto de falar em público. “No começo, não conseguia me expressar em apresentações. Era uma barreira enorme. Mas, com o tempo e a prática, percebi que superar esse medo era essencial para alcançar meus objetivos”. Seus horizontes se ampliaram durante sua jornada e Larissa decidiu ingressar no ensino superior, pois entendia que a formação continuada poderia trazer mais oportunidades e crescimento pessoal e profissional.
O esforço foi recompensado e, ao terminar o programa de aprendizagem, foi convidada a permanecer como estagiária na área onde iniciou sua carreira. Larissa continuou demonstrando muita dedicação e empenho nos meses que se seguiram, aprendendo novas atividades e se especializando por meio de diversos cursos oferecidos pelo CIEE Rio aos jovens que participam dos programas da instituição.
Esse trabalho chamou a atenção, e Larissa recebeu a notícia mais aguardada de sua vida: seria efetivada! “Foi um sonho realizado. Saber que alguém que acompanhou minha trajetória acreditou em mim tornou o momento ainda mais especial.”
Hoje, ela encara com orgulho os desafios de atuar no setor administrativo, especialmente no atendimento, área que exige interação direta com o público e outros setores da organização. “É desafiador, mas muito gratificante. Cada conversa é uma troca enriquecedora, e isso me faz crescer todos os dias.”
Como diz o ditado, “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Tanto que sua evolução inspirou até mesmo a família. O irmão mais novo começou a fazer parte do Jovem Alerta. Ver seu irmão seguindo o mesmo caminho que mudou sua vida foi emocionante. “Senti um orgulho enorme! É uma sensação de coração quentinho. Saber que minha trajetória está motivando meu irmão me dá a certeza de que estou no caminho certo.”
Para os jovens que sonham em trilhar um caminho como o dela, seu conselho é claro: “Persista! Não deixe o medo te impedir. Acredite no seu potencial e aproveite as oportunidades que surgirem. Achei que nunca chegaria nesse lugar, mas aqui estou, enfrentando desafios e construindo minha história.”
A trajetória dela prova que, com determinação e apoio, barreiras podem ser superadas e sonhos, realizados.
Histórias como a de Larissa são um testemunho vivo do impacto social do CIEE Rio. Ao longo de 60 anos, a organização tem sido uma ponte entre sonhos e conquistas, ajudando jovens a descobrirem seu potencial e a construírem um futuro repleto de possibilidades.