Mas afinal, qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Imagine que você está construindo uma casa e precisa de duas ferramentas indispensáveis: uma serra elétrica para os cortes brutos e um sorriso contagiante para as boas energias.

As “hard skills” são como a serra elétrica, afiadas e precisas, fundamentais para tarefas específicas como construir ou cortar. Habilidades que podem ser aprendidas e aprimoradas, desde programação de computadores até fluência em um idioma estrangeiro, são como ter um kit de ferramentas para a vida!

Já as “soft skills”, ou habilidades interpessoais, são como o sorriso que trazem leveza e conexão. Elas não são tangíveis como uma ferramenta, mas são igualmente essenciais para construir algo sólido e duradouro. As soft skills demostram suas interações com o mundo, seja na comunicação, colaboração ou até na hora de resolver conflitos. Estamos falando de competências como empatia, liderança, bate-papo eficaz, trabalho em equipe, criatividade e habilidade para resolver os famosos pepinos.

As hard skills são como as bases sólidas de uma casa, enquanto as soft skills são como os detalhes que dão charme e vida ao ambiente. Lembre-se sempre: tanto uma quanto a outra são indispensáveis para brilhar, seja construindo uma casa ou uma carreira. Então, dê aquele valor merecido em lapidar suas habilidades técnicas e sociais.

Por: Andréli Santos

Compartilhar

Meu Ciee

Acompanhe seus contratos de estágio e aprendizagem direto do seu celular. Baixe gratuitamente.

Ciee One​

Reinventamos a busca por emprego: jogue, aprenda e encontre a vaga ideal. Baixe gratuitamente.