CIEE Rio promove o 1º Seminário Regional Beleza Negra na Academia Brasileira de Letras

O CIEE Rio, em parceria com a ABIHPEC e a IRL Consult, teve a honra de organizar o 1º Seminário Regional Beleza Negra: Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que ocorreu no dia 23 de setembro, na Academia Brasileira de Letras, trouxe à tona questões voltadas para o impulsionamento do empreendedorismo afrodescendente no mercado da beleza, marcando uma importante contribuição para a valorização no cenário empreendedor.

Com a presença de 120 participantes, o seminário contou com palestras de renomados profissionais do setor, abordando temas essenciais como “Respeito à Diversidade e Fidelização de Clientes”, conduzido por Jorgete Lemos, uma representante da cultura afro-brasileira. Também tivemos a participação de Dayane Oliveira e Suellen Nobre, que compartilharam suas experiências inspiradoras na palestra “Racine Empodera – Seja Seu Próprio Padrão”.

Entre os destaques, o Grupo L’Oréal, representado por Eduardo Paiva e Eduarda Vieira, trouxe a reflexão sobre o impacto da beleza no mundo, com a apresentação do tema “Criar a Beleza que Move o Mundo”. Além disso, Eduardo e Andreia Tobias abordaram as melhores práticas na gestão de processos para salão de beleza, enquanto Juninho Loes, com a palestra “Raízes de Liberdade – O Poder dos Cachos no Afroempreendedorismo”, trouxe uma reflexão sobre o afroempreendedorismo e a força da estética afro.

Outro grande momento foi a participação de Zoraide Gomes, mais conhecida como Cris dos Prazeres, vice-presidente do Instituto Precisa Ser e empreendedora do Programa Vai na Web, que oferece educação tecnológica para jovens das favelas e periferias do Rio de Janeiro e das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua fala sobre o empoderamento da mulher negra foi uma contribuição de peso ao evento.

Para encerrar o seminário com chave de ouro, a cantora Flávia Saolli emocionou o público com sua performance, interpretando clássicos da MPB e sambas que ressaltam o empoderamento feminino.

O projeto Beleza Negra, que dá nome ao seminário, é uma iniciativa de ações afirmativas voltada para a promoção da equidade e representatividade racial no setor de beleza. Criado pelo CPDCN – Conselho de Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo, com suporte técnico do SEBRAE-SP e coordenação do Instituto ABIHPEC, o projeto, que no Rio de Janeiro contou com a parceria do CIEE Rio, visa transformar o mercado da beleza em um espaço mais inclusivo.

Compartilhar

Meu Ciee

Acompanhe seus contratos de estágio e aprendizagem direto do seu celular. Baixe gratuitamente.

Ciee One​

Reinventamos a busca por emprego: jogue, aprenda e encontre a vaga ideal. Baixe gratuitamente.